segunda-feira, 9 de maio de 2011

Estaçoes de Itaipava: Encantos de Secretário

Amigos,
leiam esta linda matéria sobre Secretário na integra no site da revista.


http://www.estacoesdeitaipava.com.br/frame11dois.htm



Encantos de Secretário
     Na primeira metade do século XVIII, quando recebeu a sesmaria que ficaria conhecida como Fazenda do Secretário, em referência a seu cargo, José Ferreira da Fonte, secretário do Governador do Rio de Janeiro, já conhecia o potencial do lugar, cortado pelo Caminho Novo - na época, a principal rota de comércio entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais. As terras ficavam compreen­didas entre o Vale do Rio Fagundes (no mu­nicípio de Paraíba do Sul) e a localidade ho­je conhecida como Alto do Pegado. Mas o que o feliz proprietário de terras tão bonitas quanto férteis não poderia prever é que um dia esta parte do 4º Distrito de Petrópolis iria se transformar em uma das regiões mais procuradas e valorizadas da cidade.
     Não bastassem os atributos naturais que ao longo dos anos fizeram multiplicar construções e condomínios luxuosos e atrair para essas terras um grande número de pessoas em busca da tranquilidade emoldurada pelo Morro da Maria Comprida, há cerca de um ano o lugar começou a experimentar um momento de efervescência. Em 2010 foram inaugurados no Centro novos restaurantes e lojas e ainda uma biblioteca aberta a toda a população. Por conta desse novo movimento, a Rua Visconde de São Bernardo, paralela à principal e localizada na Praça da Feira, já vem sendo carinhosamente chamada por moradores e frequentadores de “rua das pedras sem mar”, em uma alusão à famosa rua de Búzios.
     Em diferentes épocas, outros empreendedores também encontraram em Secretário o ponto ideal para o estabelecimento de seus negócios. Hoje reúnem-se ali todos os atrativos convenientes a um ponto turístico que se preze: pousadas, inclusive as que recebem exclusivamente animais de estimação; centros esportivos, para os que curtem aventuras ou cavalgadas; restaurantes, lojas e muitos outros. O Bar do Cinema, com seus inigualáveis pastéis de carne, e a Pizzaria de Secretário, com suas pizzas e petiscos e feijoadas aos sábados, já entraram para o rol do comércio tradicional da rua principal.
     As opções são variadas também fora do Centro; como exemplo, as refrescantes cachoeiras. A do Poço da Rocinha é aberta ao público sem restrições e a Cachoeira da Lage, também conhecida como Cachoeira do Escorrega, tem acesso vedado ao público nos finais de semana e feriados. Atrações restritas a poucos são também as fazendas históricas de grande importância no ciclo do café como a Fazenda da Cachoeira, atualmente dedicada à criação dos gados Nelore e Holandês; e a Nossa Senhora de Fátima, que mantém até hoje as características originais de sua sede; além de outras tantas originadas do desmembramento da Fazenda do Secretário. Mas o interesse histórico pode ser alimentado por edificações datadas dos séculos XVIII e XIX, como a Escola Dr. Barros Franco e a Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Ambas as construções guardam ligação íntima com a família Barros Franco, cujos integrantes contribuíram bastante para o desenvolvimento local.
     A escola foi construída na estrada que liga Secretário a Fagundes, em terreno doado pelo Dr. José de Barros Franco Júnior, político que participou da fundação do Partido Republicano no Brasil e grande fazendeiro do 4º Distrito. Casado com Ana Ferraz Caldas - neta do Visconde de São Bernardo, um dos herdeiros do Padre José Antônio Penafiel (registros dão conta de que o sacerdote adquiriu, em 1765, as terras da sesmaria concedida ao capitão Francisco Fagundes do Amaral, localizada entre as terras do Secretário e o Arraial de Santana de Sebollas, hoje Inconfidência) – o fazendeiro, que no fim do século XIX chegou a ser proprietário também de uma parcela das terras do Secretário, ainda é reverenciado pela população local pelas benfeitorias que ali introduziu.
     Seus filhos, Fernando e Paulo de Barros Franco, são também lembrados por contribuições importantes à Vila. Fernando, junto com seu filho Celso, por ceder os terrenos para a construção do Posto Médico e de um orfanato (já desativado) e ainda pela iniciativa de criar um ponto para o comércio dos produtos agrícolas cultivados na região: a Praça da Feira, localizada no Centro e que por volta de 1950 chegou a abrigar um cinema itinerante que rodava por vários Distritos de Petrópolis. Foram eles também os pioneiros no loteamento de terras que começaram a delinear a atual configuração de Secretário, empreendimento que incluiu uma importante providência: a introdução da água encanada, vinda do alto da Estrada do Sertão.
     A Paulo coube a doação da Capela Nossa Senhora da Lapa, hoje Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição, à Diocese de Petrópolis. A capela, uma das mais antigas de Petrópolis, está localizada em uma área da antiga sesmaria vendida por Antonio Pegado de Carvalho, filho e herdeiro do Secretário José Ferreira da Fonte, a Manuel da Costa Guimarães, que, de acordo com registros da época, a construiu e obteve do bispo o direito de uso da pia batismal. Foram essas as terras adquiridas em 1765 pelo Padre Penafiel, que ali construiu uma sede e passou a exercer na capela suas atividades sacerdotais até sua morte, em 1824.
     Voltando ao século XXI, hoje continua possível perceber por ali os vestígios de tempos em que Secretário era apenas um pequeno povoado. Basta percorrer os caminhos abertos entre as antigas fazendas, onde a natureza ainda é exuberante, para se ter uma ideia de como seria a localidade à época de seus fundadores. Nos boxes a seguir, veja um roteiro com algumas das melhores formas de se aproveitar Secretário em 2011.

segue no site da revista 
http://www.estacoesdeitaipava.com.br/frame11dois.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário